Manuel Antônio
Álvares de Azevedo (São Paulo, 12 de setembro de 1831 - Rio de Janeiro, 25 de
abril de 1852) foi um escritor da segunda geração romântica (Ultra-Romântica,
Byroniana ou Mal-do-século), contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro,
autor de Noite na Taverna.
Filho de Inácio Manuel Álvares de Azevedo e Maria Luísa Mota Azevedo, passou a
infância no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos. Voltou a São Paulo
(1847) para estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde
desde logo ganhou fama por brilhantes e precoces produções literárias.
Destaca-se pela facilidade de aprender línguas e pelo espírito jovial e
sentimental.
A ironia é um traço constante na obra de Álvares de Azevedo e é uma forma não
passiva de ver a realidade, de abalar as convenções do mundo burguês.Em
determinados aspectos, a poesia de Álvares de Azevedo se assemelha a alguns
poetas do século XX, como a ironia na poesia de Carlos Drummond de Andrade e o
cotidiano na de Manuel Bandeira.
analise do poema
ideias intimas
A presente leitura de “Ideias Íntimas”, poema da Lira dos vinte
anos (1853), de Álvares de Azevedo, pretende rastrear os
elementos que conferem um andamento dramático ao texto, tendo por
pressupostos a conhecida filiação do poeta ao prefácio Do grotesco e do
sublime(1827), de Victor Hugo, que debate, além das categorias
estéticas de seu título, a concepção dramática ideal do ponto de vista
romântico,além do sentimento patético presente no poema alvaresiano e a
movimentação do eu pelo espaço da casa e seu apego aos objetos. Com base
na interpretação de Cilaine Alves, que
aborda “Ideias Íntimas” como sendo um “poema miscelânea”,
mistura de estilos, e a de Vagner Camilo, que o toma como um texto de
cunho meditativo, nossa leitura o aborda como um momento de revisão de
diversas posturas poéticas na busca de uma única, que legitime a
poesia no século XIX configurando, assim, um pequeno “drama”
o poema é ela! é ela! é ela! Apresenta uma figura de
linguagem chamada ironia
josé alberto e tales
Filho de Inácio Manuel Álvares de Azevedo e Maria Luísa Mota Azevedo, passou a infância no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos. Voltou a São Paulo (1847) para estudar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde desde logo ganhou fama por brilhantes e precoces produções literárias. Destaca-se pela facilidade de aprender línguas e pelo espírito jovial e sentimental.
A ironia é um traço constante na obra de Álvares de Azevedo e é uma forma não passiva de ver a realidade, de abalar as convenções do mundo burguês.Em determinados aspectos, a poesia de Álvares de Azevedo se assemelha a alguns poetas do século XX, como a ironia na poesia de Carlos Drummond de Andrade e o cotidiano na de Manuel Bandeira.
A presente leitura de “Ideias Íntimas”, poema da Lira dos vinte anos (1853), de Álvares de Azevedo, pretende rastrear os elementos que conferem um andamento dramático ao texto, tendo por pressupostos a conhecida filiação do poeta ao prefácio Do grotesco e do sublime(1827), de Victor Hugo, que debate, além das categorias estéticas de seu título, a concepção dramática ideal do ponto de vista romântico,além do sentimento patético presente no poema alvaresiano e a movimentação do eu pelo espaço da casa e seu apego aos objetos. Com base na interpretação de Cilaine Alves, que aborda “Ideias Íntimas” como sendo um “poema miscelânea”, mistura de estilos, e a de Vagner Camilo, que o toma como um texto de cunho meditativo, nossa leitura o aborda como um momento de revisão de diversas posturas poéticas na busca de uma única, que legitime a poesia no século XIX configurando, assim, um pequeno “drama”
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